Leco quer explicações da empresa responsável por instalar usina de combustível derivado de resíduos no aterro sanitário


Visualize fotos

O vereador Leco (Podemos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede que o responsável pela empresa Engep seja convidado a dar informações e prestar esclarecimentos sobreo andamento da instalação de uma usina CDR (Combustível Derivado de Resíduos) no aterro de Americana, como anunciado em 2020.

 

No documento, o parlamentar destaca que na justificativa para a alteração da lei orgânica do município que foi aprovada pela Câmara,permitindo a exploração do aterro municipal pela iniciativa privada, constava a mudança do modelo de operação até então vigente.“Na oportunidade, o argumento apresentado para aprovação da proposta foi justamente a implantação de uma usina de CDR no aterro de Americana, trazendo um novo contexto ao meio ambiente e à sustentabilidade. Até o momento, o compromisso de instalação da usina não foi cumprido pela empresa”, destaca.

 

“Assim, estamos buscando esclarecimentos do responsável da empresa Engep referente à instalação da usina de CDR, pois essas considerações serão importantes para o posicionamento dos vereadores no projeto de emenda à lei orgânica número 02/2020, do vereador Gualter Amado, que tramita nesta Casa”, acrescenta. 

 

A propositura mencionada por Leco estabelece novamente a proibição do ingresso de resíduos oriundos de outros municípios a serem destinados ao sistema privado de tratamento e disposição final de resíduos instalados em Americana.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece na quinta-feira (22).




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação