A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre o atendimento realizado pela Guarda Municipal de Americana no cumprimento das medidas protetivas a mulheres vítimas de violência, conhecido como “Patrulha Maria da Penha”.
No documento, a parlamentar relata que os casos de violência contra mulher são recorrentes na cidade e que com a pandemia houve um aumento significativo no número de denúncias, uma vez que as pessoas têm passado mais tempo dentro de suas casas em razão das medidas restritivas e do trabalho por home office.
“Notícias de órgãos oficiais apontam que a casa é o lugar mais perigoso para uma mulher, pois muitos dos feminicídios tentados ou consumados foram praticados na residência da vítima”, aponta Juliana.
No requerimento, a parlamentar questiona quais os serviços prestados pela “Patrulha Maria da Penha” e quantas viaturas são utilizadas para este fim. Pergunta também quantas ocorrências foram atendidas em 2020 e em 2021. Quer saber ainda se os guardas municipais destinados a esse atendimento receberam treinamento para a função e com qual frequência há aperfeiçoamento.
Por fim, Juliana pergunta quais os procedimentos realizados quando a Patrulha é acionada e quais os procedimentos realizados em caso de descumprimento de sentença judicial.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece na quinta-feira (20).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação