O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações e providências sobre programa de prevenção ao diabetes nas escolas da rede municipal de ensino, criado pela lei municipal nº 6.443/2020.
De acordo com a lei, a prefeitura está autorizada a criar o programa visando detectar alunos diabéticos ou tendentes a desenvolver a doença, encaminhando-os a tratamento de saúde e alimentação adequada. A lei prevê que os responsáveis pelos alunos devem responder a um questionário no ato da matrícula – noscasos em que houver respostas positivas, o poder público deve fazer o encaminhamento da criança à rede pública de saúde.
No documento, o vereador questiona quais ações foram tomadas pela prefeitura de Americana para a criação do programa, se no ato de matrícula de 2021 os questionários estavam à disposição para aplicação e requer estudos para a implementação do programa de prevenção ao diabetes nas escolas municipais. Ainda há questionamentos sobre os dados de alunos que apresentam a condição de saúde e quais adaptações são feitas na merenda escolar.
Segundo Meche, o diabetes é um dos problemas de saúde mais preocupantes do mundo e ações de prevenção são fundamentais no espaço escolar. “Americana já possui esse instrumento de prevenção na legislação municipal, precisamos fiscalizar o seu devido cumprimento. Dados da OMS nos mostram que o número de pessoas com diabetes cresceu nas últimas décadas, passando dos 400 milhões. Se desde cedo observamos essas questões, poderemos proporcionar melhor qualidade de vida aos americanenses e evitar mortes”, aponta.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em plenário e enviado à prefeitura de Americana para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação