O vereador Juninho Dias (MDB) encaminhou ofício ao prefeito Chico Sardelli (PV) no qual questiona a possibilidade de se instituir no município políticas públicas que assegurem a distribuição gratuita de absorventes higiênicos às mulheres e meninas em condição de vulnerabilidade social.
A pobreza menstrual, como o tema é chamado, vem sendo debatida em todo o país e o parlamentar entende que a questão precisa ser tratada com urgência pelo governo municipal. Ele cita, inclusive, a decisão do governo do Estado de distribuir absorventes às alunas de baixa renda das instituições da rede pública de educação.
Juninho destaca ainda que estudos relacionados ao assunto mostram impactos diretos na evasão escolar, educação, socialização e desenvolvimento pessoal, o que reforçaria o dever, como Poder Público, de também responder a essas demandas.
“Precisamos começar a olhar para as necessidades mais simples e entender o quanto o fato de não ter acesso àquilo pode impactar de forma significativa na vida de jovens e adolescentes, principalmente em época escolar”, afirma o parlamentar.