Dr. Daniel pede campanha para prevenção e diagnóstico de hepatite, sífilis e HIV


Visualize fotos

 

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento solicitando informações do Poder Executivo sobre a realização de campanha de saúde para prevenção e diagnóstico da hepatite, sífilis e HIV.

 

No documento, o parlamentar cita dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Fígado que demonstram queda no número de pessoas tratadas com Hepatite C, sendo que entre os anos de 2019 e 2020 essa redução foi de 48%, e que, segundo especialistas do órgão, existe uma preocupação com um possível aumento das chamadas “mortes silenciosas”, já que as hepatites podem não apresentar sintomas e evoluir para casos de cirrose e câncer de fígado.

 

O autor explica que tal redução deve ter ocorrido pelo desinteresse público e desassistência médica na atenção básica durante o período de pandemia de Covid-19. “Nesse cenário, muitas pessoas evitaram o comparecimento nas unidades de atenção básica justamente por temerem, com razão, de um possível contágio. Ocorreu também situação em que o serviço básico foi prejudicado, reduzindo a oferta para garantir o distanciamento e medidas de segurança cabíveis”, destaca o vereador.

 

No requerimento, Dr. Daniel solicita ao Executivo que informe quais campanhas de saúde estão em execução voltadas para a realização de testes rápidos de diagnóstico da hepatite, sífilis e HIV; se permanece à disposição da secretaria de Saúde uma unidade móvel de saúde exclusiva para atendimento nos bairros, oferecendo o teste rápido para essas doenças; e qual a agenda programada para essa unidade móvel. Pergunta, também, como a organização civil interessada em promover essa campanha e realização do teste rápido pode requisitar o auxílio à municipalidade.

 

“Entendemos que a municipalidade deva promover campanha de saúde para prevenção e diagnóstico da hepatite, sífilis e HIV, doenças estas que são detectáveis num só teste rápido, a partir de uma gota de sangue, e que pode salvar muitas vidas. Vale lembrar que, em nossa cidade, era utilizada uma unidade móvel de saúde que se posicionava diariamente em determinados locais, como forma de disponibilizar esse teste rápido à população próximo à sua residência”, comenta Dr. Daniel.

 

O vereador questiona, ainda, se os testes rápidos utilizados para diagnóstico da hepatite, sífilis e HIV são fornecidos pelo SUS, Secretaria Estadual de Saúde, ou por outro órgão gestor; qual a cota mensal é disponibilizada para Americana e se houve aquisição com recursos próprios, especificando o custo unitário, estimativa do consumo médio mensal, e demanda reprimida aguardando a disponibilidade do teste.

 

O requerimento será discutido pelos vereadores em sessão plenária a ser realizada na próxima quinta-feira (05). 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação