Marcos Caetano propõe semana de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer


Visualize fotos

O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que dispõe sobre a inclusão no calendário oficial de datas comemorativas do município a semana municipal de incentivo à doação de cabelos para as pessoas em tratamento de câncer.

 

Na justificativa do projeto de lei, o parlamentar destaca que deparar-se com o diagnóstico de câncer é uma situação difícil e menciona que entre as inquietações de quem recebe o diagnóstico e a definição do tratamento é encarar a perda dos cabelos, resultante da quimioterapia.

 

“Ao enfrentar esse processo é natural que principalmente as mulheres se sintam desanimadas. Mas é possível tratar o câncer e continuar se preocupando com a aparência. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e, consequentemente, da força para lutar contra a doença”, menciona Marcos Caetano.

 

O vereador frisa que muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, mas não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, salienta que existem pessoas interessadas em doar o cabelo cortado para a confecção do apetrecho e assim ajudar pacientes oncológicos, mas que não sabem como fazer isso.

 

Cita ainda que há instituições que recebem mechas de cabelo de doadores para confecção de perucas que são, posteriormente, emprestadas ou doadas a mulheres que lutam contra o câncer.

 

No projeto, Marcos Caetano estipula que são objetivos sensibilizar as pessoas a doarem parte de seus cabelos para que Organizações Não-Governamentais (ONGs) e demais entidades representativas possam produzir perucas para serem distribuídas gratuitamente, promover solidariedade para com o próximo e enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor.

 

O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação