O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a adoção de práticas pedagógicas de língua estrangeira nas escolas municipais de Americana.
No documento, o vereador reproduz informações de uma reportagem sobre a medida de acesso à língua inglesa para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede estadual de educação. Segundo os dados, cerca de 70% das escolas que atendem esse público são municipais. Meche explica a importância de a discussão ser levantada em âmbito municipal.
“Precisamos ter mente que as economias estão globalizadas e o conhecimento básico da língua inglesa faz toda diferença para o perfil profissional das pessoas. Se queremos uma cidade conectada com o mundo, com ampliação das oportunidades de emprego e melhor renda, nós temos que garantir essa ferramenta pedagógica desde cedo, pensar no amanhã”, expõe.
O parlamentar solicita no requerimento dados sobre matrículas de estudantes no ano de 2021 e sobre quantidade de profissionais de educação habilitados ao ensino da língua inglesa na rede municipal de ensino; a carga horária semanal de ensino do idioma; se a prefeitura ofereceu programas de computador (softwares) para ensino da língua aos alunos durante período de aulas remotas; e informações sobre avaliações de desempenho dos estudantes e parcerias com setor privado.
Ainda no requerimento, Meche requer análise técnica dos órgãos municipais da área de educação para a inclusão da língua inglesa como componente curricular ou o desenvolvimento de práticas pedagógicas para estudantes dos 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, bem como estudos para a promoção de parcerias com empresas privadas (escolas de idiomas, editoras, empresas de softwares para a adoção de práticas de língua inglesa em todos os anos do ensino fundamental.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário e será enviado à prefeitura de Americana para resposta.
* Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação