O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que dispõe sobre a humanização do atendimento na área da saúde pública municipal.
O projeto estipula que a administração municipal deverá disponibilizar e implementar treinamentos, informações, cursos, palestras e painéis de complementação à formação profissional aos funcionários, enfatizando a necessidade da humanização no atendimento e acolhimento. A regra deve ser aplicada a servidores, colaboradores, terceirizados ou qualquer outro agente ou profissional da saúde pública que tenha contato direto com pacientes, usuários ou familiares.
O texto destaca ainda que os conhecimentos e treinamentos devem ser obtidos mediante uso de profissionais do quadro de servidores do município ou mediante convênio com instituições de ensino da área de psicologia, para não gerar ônus aos cofres públicos. Diz também que a administração municipal poderá implementar o uso obrigatório de identificação pessoal para seus servidores, colaboradores, terceirizados ou qualquer outro agente ou profissional da área da saúde para proporcionar conexão com o paciente e facilitar a identificação entre os próprios profissionais paramentados com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
Gualter destaca que o atendimento humanizado tem o paciente como principal protagonista, levando em consideração o seu ponto de vista, as suas necessidades e seus anseios. “A saúde é uma das principais preocupações da população e também um dos maiores desafios dos governantes. Os pacientes e seus familiares buscam atendimento médico em situação de tensão psicológica e neste estado de intensa sensibilidade, o tom de voz, os gestos e o olhar da equipe envolvida dizem muito. A humanização do atendimento na área da saúde é muito mais que qualidade clínica dos profissionais, exige qualidade de comportamento, compaixão e extrema dedicação”, destaca Gualter na justificativa.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores, em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação