O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre obras públicas inacabadas. O objetivo é saber quais estão paradas e os motivos para a paralisação, uma vez que envolvem recursos públicos.
No documento, o parlamentar menciona que as principais causas de obras públicas inacabadas, seja no Poder Público Federal, Estadual ou Municipal, são abandono da empresa (vencedora da licitação), impedimento ambiental, interpelação judicial, restrição orçamentária e financeira, paralisação cautelar por órgãos de controle, motivo técnico e titularidade do imóvel ou pendência de desapropriação.
O vereador cita no requerimento que existiria uma obra pública inacabada no bairro Vila Mathiensen, mais especificamente na Rua das Garças. Segundo Malheiros, trata-se de uma construção próxima ao posto de saúde do bairro e que seria utilizada como extensão da UBS local para a realização de exames laboratoriais.
Malheiros cita que a situação gera, além de desperdício de recursos públicos, a sensação de que o interesse público não é muitas vezes atendido. “Obras públicas paradas geram um grande impacto no desenvolvimento econômico e desvalorização do município. E reflete aspectos negativos na sociedade”, pondera.
No documento, Malheiros questiona sobre a citada obra, a finalidade da construção do prédio, o valor orçado e o aplicado, quem é a construtora responsável e pede cópia do contrato. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que ocorre na quinta-feira (9).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação