Pastor Miguel pede ações voltadas a pessoas com deficiência auditiva


Visualize fotos

O vereador Pastor Miguel (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre a população com deficiência auditiva e a distribuição de aparelhos auditivos no município.

 

No documento, o parlamentar defende que a inclusão de pessoas com deficiência auditiva é de extrema importância e que políticas públicas devem ser desenvolvidas buscando garantir melhor qualidade de vida para essas pessoas.

 

“De acordo com dados de 2020 do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas no país possuem algum problema relacionado à surdez, o que resulta em 5% da população”, frisa Pastor Miguel.

 

No requerimento, o parlamentar questiona quantas pessoas possuem deficiência auditiva na cidade, se existe algum programa de cadastramento para as que necessitam de aparelhos auditivos e se a prefeitura entrega aparelhos auditivos a quem precisa. Pergunta também se existem campanhas voltadas à inclusão e conscientização da população sobre o assunto, assim como o ensino da linguagem brasileira de sinais (Libras) em empresas, escolas e outros locais de acesso ao público.

 

Por fim, questiona também quantos médicos otorrinolaringologistas atendem no município, se possuem capacitação em Libras e se a prefeitura possui equipamentos para a realização de exames que auxiliem no diagnóstico de surdez e/ou perda auditiva.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que acontece nesta quinta-feira (9).




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação