O vereador Léo Alves, o Léo da Padaria (PV), protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a possibilidade da distribuição e utilização da “Caderneta da Pessoa Idosa” no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
No documento, o vereador destaca que a caderneta é de uma iniciativa do governo federal que visa reunir as informações gerais sobre a saúde da pessoa idosa, com registro das informações individuais de cada paciente pelos profissionais de saúde, que poderão então montar um plano de atendimento específico e contínuo para cada um. Lembra ainda que em Americana, segundo dados do Informativo Socioeconômico de 2020, são mais de 32 mil idosos residentes, ou seja, cerca de 13,23% da população.
“Com a sua utilização da caderneta, as equipes de saúde podem atender de forma otimizada e mais organizada, pois com todo o histórico de saúde da pessoa em mãos, o atendimento resultaria em uma atenção mais integrada, voltada às reais demandas da pessoa idosa”, analisa Léo.
No requerimento, o autor questiona se existe a possibilidade da utilização do documento no município e, em caso positivo, quais os procedimentos necessários para a solicitação junto ao governo federal e a distribuição na rede pública de saúde. Pergunta ainda qual o prazo estimado entre a solicitação e a distribuição das cadernetas. Em caso negativo, questiona quais são os motivos.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que ocorre nesta quinta-feira (9).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação