A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação em que pede ao Poder Executivo a retirada da identificação das viaturas da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Americana (Gama).
No documento, a vereadora destaca entender que a inscrição “Patrulha Maria da Penha” nas viaturas pode ser um entrave a ampliação da adesão das mulheres ao programa. Segundo a parlamentar, a vítima da violação doméstica e intrafamiliar não é uma vítima de um momento de violência focal, que geralmente busca ajuda. Neste caso, são pessoas que só acionarão o socorro em um momento agudo, quando não encontram alternativas.
“Quando a equipe chega com a viatura caracterizada com a identidade da Patrulha Maria da Penha para checar como está a mulher que tem medida protetiva e é acompanhada pelo grupo, ou então para o socorro durante alguma ocorrência, provoca-se inevitavelmente um alarde e a exposição indireta sobre a situação de violência ocorrida, que pode impactar negativamente a vítima em seu direito à privacidade”, frisa Professora Juliana.
A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (9) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação