O vereador Silvio Dourado (PL) entregou um ofício ao dirigente regional de ensino de Americana, Haroldo Ramos Teixeira, sugerindo a implantação de um projeto de musicalização nas escolas públicas estaduais da cidade.
No documento, o parlamentar lembra que a lei federal nº 13.278/16 define que a música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular e destaca trecho da legislação que aponta a compreensão das artes como um dos objetivos do Ensino Fundamental.
Segundo Dourado, a introdução do ensino musical nas escolas enseja o desenvolvimento da percepção, atenção, concentração, autocontrole e habilidades psicomotoras, emocionais e afetivas. “A música não deve ser considerada apenas como uma atividade extraclasse ou de lazer, porém parte integrante do processo educativo. A música deve ser considerada pelo próprio valor cultural presente no seu acervo étnico, popular, clássico e pela gigantesca capacidade de mobilizar o potencial do estudante”, defende.
O vereador sugere que sejam observados os Parâmetros Curriculares Nacionais “Comunicação e expressão em música”, onde se propõe uma gama de modalidades e atividades, diversos gêneros, estilos de criações e performances musicais, tendo como premissa a diversidade cultural brasileira a ser trabalhada em sala de aula como meio de formação, despertando o interesse pela música na escola.
Dourado também destaca a importância do investimento em capacitação continuada dos professores e sugere a implantação de uma Coordenação de Ensino de Música, a fim de planejar, organizar e acompanhar os procedimentos pedagógicos, a capacitação continuada dos professores e a expansão gradual da música por toda a rede de ensino.
“Para uma escola de qualidade, conforme preconiza o Ministério da Educação, faz-se necessário investir nos professores, com capacitação continuada, incentivos, e conscientizar toda a escola da importância das práticas musicais no curriculum escolar para a formação do cidadão”, conclui.
* Com informações e foto da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação