Cauê abre I Semana de Consciência Sustentável na Câmara Municipal


A I Semana da Consciência Sustentável de Americana, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, teve sua abertura oficial nesta segunda-feira (21), no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, na Câmara Municipal. O evento contou com a participação do presidente Cauê Macris (PSDB), do Secretário de Meio Ambiente Jonas Santarosa, além dos vereadores Celso Zoppi (PT), Divina Bertalia (PDT) e Reinaldo Chiconi (PMDB), autoridades e convidados.
Cauê agradeceu aos organizadores por escolherem a Câmara Municipal para a realização do evento, ressaltou que a Casa tem desenvolvido diversas ações para contribuir com a preservação do meio ambiente. “Estamos em tramitação com um projeto, de minha autoria, que prevê a coleta seletiva de lixo e a promoção de campanhas pedagógicas de conscientização ambiental na Câmara, com o objetivo de propiciar o melhor aproveitamento de resíduos sólidos e estimular a substituição de produtos descartáveis por outros que permitam a reutilização, ou uso continuado, além de reurbanizar todo o estacionamento”, explicou.
As atividades tiveram início no domingo (20), com o plantio de mudas de árvores na Avenida da Saúde, em frente ao Hospital Municipal, e prosseguem durante toda a semana, com a realização de conferência, fórum e caminhada ecológica.

Palestras
Após a abertura, o palestrante Miguel Dantas, Superintendente da Unidade de Sustentabilidade da Goodyear do Brasil, abriu o ciclo de palestras e falou aos presentes sobre sustentabilidade e as ações que as pessoas podem exercer para a preservação do meio ambiente.
“Nós não fomos educados para cuidar do meio ambiente, mas temos que aprender a cuidar dos lucros, das pessoas e do planeta, bem como promover a exploração de áreas ou o uso de recursos naturais de forma a prejudicar o mínimo possível o equilíbrio entre as comunidades humanas, o meio ambiente e toda a biosfera que dele depende para existir”, explicou.
Na sequência, o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo apresentou o programa “Município Verde e Azul”, desenvolvido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. O objetivo do programa é estabelecer uma parceria entre o estado e os municípios para a realização de ações de preservação ambiental e na efetivação da agenda ambiental paulista. Americana já está certificada como “Município Verde e Azul” e ocupa a 15ª posição no ranking dos melhores municípios por desempenho por Bacia Hidrográfica.
Figueiredo explicou que, com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ter os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas e estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade. Esta política ambiental também promove a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientiza a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades.
“A adesão dos municípios se dá a partir da assinatura de um protocolo de intenções, que propõe dez diretivas ambientais que abordam questões prioritárias a serem desenvolvidas. Assim é estabelecida a parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente que orienta, segundo critérios específicos a serem avaliados, rumo às ações necessárias para que o município seja certificado”, concluiu.
No encerramento das atividades do dia, há ainda a apresentação do espetáculo “Ame a Amazônia”, às 20 horas, no Teatro Municipal “Lulu Benencase”. Os convites podem ser retirados na Secretaria de Meio Ambiente ou na bilheteria do teatro.

Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação