O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Cauê Macris (PSDB), protocolou nesta terça-feira (22) um projeto de lei em que autoriza o Poder Executivo a criar o canil da Guarda Municipal de Americana. O objetivo, segundo o parlamentar, é utilizar cães adestrados no patrulhamento dos oficiais da Guarda, a exemplo do que é feito em cidades como São Paulo, Campinas e São Caetano do Sul.
“É de conhecimento público a importância da utilização de cães no combate ao crime e em outras situações que, somente com a ajuda deles, torna-se possível realizar a contento as tarefas da corporação”, afirma o autor na justificativa.
Na proposta, é estipulada a criação de uma Comissão Examinadora para avaliação e supervisão das instalações, atividades e efetivo do canil. Determina-se ainda que os cães poderão ser empregados no patrulhamento do patrimônio público municipal, em operações de busca, resgate e salvamento, em demonstrações de cunho educacional e recreativo e em atividades de cinoterapia, entre outras.
“A Polícia Militar do Estado de São Paulo vem utilizando cães nas tarefas diárias da corporação há sessenta anos. Portanto, é inegável o sucesso das operações da polícia com a utilização dos cães, indispensável para resolver situações que exigem qualidades sensoriais que o homem não possui”, acrescenta Cauê.
A propositura limita a seis a quantidade de animais que compõem o canil, número que pode ser aumentado posteriormente, mediante parecer favorável da Comissão Examinadora. “Se aprovado, o projeto proporcionará à Guarda Municipal um melhor patrulhamento, prestando, portanto, um melhor serviço à população”, conclui o vereador.
O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos legais para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação