O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que requer informações e providências do Poder Executivo sobre processos de reforço e recuperação da aprendizagem na rede municipal de educação
No documento, o vereador pede informações sobre ações com foco no reforço e recuperação dos alunos após o retorno das aulas presenciais na rede municipal de educação. Meche questiona ainda se foram direcionadas atividades de avaliação diagnóstica, se há relatórios com considerações sobre defasagens de aprendizagem em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências e se a rede municipal de educação considera viável garantir, considerando as mesmas faixas etárias, a manutenção dos os mesmos indicadores de alfabetização dos anos pré-pandemia no ano de 2021.
O parlamentar explica que é muito importante o Poder Legislativo acompanhar periodicamente as ações do Executivo para a garantia da qualidade da educação em Americana.
“Esses últimos dois anos têm sido difíceis, e os impactos na educação são enormes, talvez muitos dados sejam até irreversíveis. Temos que ter monitoramento contínuo sobre as ações da prefeitura e cobrar mais investimentos, para que Americana não tenha piora nos indicadores de qualidade, que já estavam estagnados, aliás. Temos que ter ação rápida e ampla, todos os esforços precisam ser aplicados para garantir a educação das nossas crianças”.
Ainda no requerimento, Meche pede ações emergenciais para viabilizar a alfabetização, dentro das faixas etárias esperadas, nos mesmos indicadores anteriores ao período de isolamento social e publicação, em sites públicos da prefeitura, relatórios de avaliações gerais dos alunos da rede municipal apontando as possíveis defasagens ocasionadas pelo período de isolamento social e as medidas de mitigação e/ou reversão de danos.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário e enviado à prefeitura de Americana para resposta.
* Com informações e foto da assessoria da parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação