Fórum Permanente da Saúde dialoga avanço da cobertura vacinal contra a Covid-19 e demandas da oncologia define tema para próxima reunião


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (6) a segunda reunião do Fórum Permanente da Saúde, instituído pelo Decreto Legislativo nº 960/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). Dois temas predominaram nas discussões realizadas no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo: o sucesso da cobertura vacinal contra a Covid-19 e os avanços, a partir de novos recursos, para diagnóstico e tratamento de casos de câncer no próprio município. Os participantes definiram ainda o tema do próximo encontro, que acontece em janeiro: projetos que envolvam saúde e educação.

 

O vereador Silvio Dourado, criador do Fórum, avaliou como positivo a segunda reunião e disse sair satisfeito com os primeiros resultados apresentados pelos participantes. Para ele, fica claro o engajamento dos participantes nas ações propostas. “Como já disse, não basta simplesmente identificar problemas, mas a partir dessa identificação, do olhar para a dificuldade, é preciso unir as pessoas e buscar as soluções. Fico feliz pelo entendimento de todos a respeito disso”, analisou o parlamentar.

 

Na abertura da reunião, o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Carvalho Oliveira, revelou que a imunização contra a Covid-19 já atingiu 73% da população acima de 12 anos (apta a receber a vacina, segundo as normas do Ministério da Saúde) – se considerado apenas o público adulto, o índice sobe para 77%. O tema foi um dos levantados na primeira reunião do Fórum e o resultado deixou o titular da pasta de Saúde animado, em especial considerando os estudos realizados até aqui sobre o combate à pandemia.

 

“Os estudos realizados na cidade de Serrana mostraram que, com 77% de cobertura vacinal, conseguiram frear a disseminação do vírus. Estamos com uma cobertura satisfatória e vacinando de segunda a sábado, inclusive em feriados. Nossa meta não muda: queremos 100% da população americanense imunizada”, afirmou.

 

Representante do Hospital Unimed, o médico Gustavo Quinteiro destacou um fato marcante no tratamento de pacientes com a Covid-19. “Hoje (quarta-feira, dia 6), depois de 18 meses e seis dias, pudemos comemorar que não temos nenhum paciente, em fase ativa de transmissão, internado no hospital”, revelou.

 

Tratamento contra o câncer

 

A demanda reprimida de atendimentos de oncologia também foi tratada na reunião com ênfase para o projeto Mulheres de Peito, que prevê a realização de até 600 exames de mamografia de forma gratuita na cidade até o próximo dia 16. Os exames são feitos em uma carreta equipada instalada na Praça Comendador Müller. O diagnóstico sai em 48 horas.

 

“Além das mamografias, estão sendo realizados outros exames como papanicolau e de glicemia, aferição de pressão arterial, corte de cabelo e maquiagem. Tudo com foco nas mulheres e resultado da parceria público-privado que tem tido sucesso”, frisou Dr. Danilo.

 

Também foi destacado o anúncio recente da implantação de uma unidade de alta complexidade de oncologia no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, com recursos do governo do estado, para a realização de tratamentos como quimioterapia e cirurgias de pacientes com câncer.

 

“O Caminho da Inovação da Saúde”

 

A reunião também contou com uma palestra ministrada pelo professor Fernando Bryan Frizzarin com o tema “O Caminho da Inovação da Saúde”. Diretor do Centro de Memória de Inovação de Limeira, o palestrante lembrou que atualmente os exames são computadorizados e que é necessário focar em gestão, definindo o que fazer com os exames e dados gerados a partir deles.

 

“É necessário integrar, gerir e aplicar os dados aos quais se tem acesso. Dar ao médico a expertise tecnológica. Pensar em jeitos inovadores de chegar aos dados e melhorar a saúde, fazendo com que isso chegue a todo mundo. E a tecnologia pode ajudar a encontrar a solução para isso”, afirmou o professor Frizzarin.

 

Próximos temas

 

Na reunião também foram definidos os temas para o terceiro encontro do Fórum, a ser realizado em janeiro de 2022. São assuntos que relacionam as áreas de saúde e educação, com os projetos “Saúde na escola” e “PET-Saúde”, que pretendem envolver ações com alunos do ensino fundamental e de universidades, respectivamente.

 

O Fórum

 

O Fórum Permanente da Saúde tem como objetivo reunir informações, promover debates e realizar estudos a respeito da situação da saúde em Americana e elaborar, discutir e propor iniciativas legislativas ao setor, identificando problemas e traçando sugestões de planos de ação ao Poder Executivo.

 

O grupo de trabalho realiza encontros periódicos, a cada três meses, para levantar as necessidades em comum dos diversos segmentos envolvidos. “Grandes são as demandas da saúde, então pretendemos conversar sobre as realidades de cada setor e unir as competências”, destacou o parlamentar.

 

Participam do Fórum representantes da Câmara Municipal, secretaria municipal de Saúde, Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Conselho Municipal de Saúde de Americana, Associação Paulista de Medicina, hospitais particulares e planos de saúde, universidades e convidados.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: http://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumPermanentedaSaude.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação