Câmara Jovem: alunos apresentam propostas para o Parque da Liberdade


Visualize fotos

Cerca de cinquenta alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastiana Paié Rodella, do Parque da Liberdade, participaram nesta quarta-feira (23) de sessão simulada do Projeto Câmara Jovem no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo. A Mesa Diretora foi composta por Joab Martins dos Santos (Presidente), Nathália Monise da Costa (Primeira Secretária) e Heloise Ferreira da Silva (Segunda Secretária).
Dois projetos de lei foram apresentados pelos vereadores mirins. O primeiro, que gerou mais discussão, dispunha sobre a revitalização da área de preservação permanente (APP) do córrego da gruta, na região do bairro Parque da Liberdade. O projeto foi aprovado por unanimidade.
O autor da proposta, vereador Jefferson Bocardi, disse que com base em pesquisa feita no local foram constatados inúmeros casos de desrespeito ao meio ambiente, como esgoto jogado no córrego, queimadas, lixo e outros. “As pessoas precisam ter consciência e contribuir com o meio ambiente”, afirmou. “Precisamos saber quem são as pessoas que jogam lixo e entulho no local”, alertou a vereadora Jéssica Fernanda Alves dos Santos. “Por isso que é importante um trabalho de conscientização da população para conservação daquela área”, sugeriu a vereadora Bruna Garcia Amorin.
O segundo projeto discutido e aprovado por unanimidade determinava a realização de ronda policial na região. “O aumento no número de casos de violência é um problema que está preocupando a população. Devemos aumentar a ronda policial, principalmente nos horários de entrada e saída de alunos e no período noturno”, ressaltou a autora do projeto Heloise Ferreira da Silva.
Além dos projetos de lei, foram apresentados um requerimento, uma moção e três indicações. As propostas foram elaboradas na etapa anterior do Câmara Jovem, em que reuniões são realizadas nas escolas para apresentação dos trabalhos do Legislativo.
Para a vereadora mirim Jéssica Fernanda Alves dos Santos, participar do Câmara Jovem foi um momento importante. “Esse projeto é muito bom, pois no papel de vereadores pudemos propor melhorias para o nosso bairro e contribuir para o nosso futuro”, ressaltou.
“Hoje nós pensamos na comunidade, e isso foi importante, pois conhecemos os problemas do bairro e pensamos em como solucioná-los”, disse Joab Martins dos Santos, presidente da sessão simulada.
Vereadores
O vereador Reinaldo Chiconi (PMDB) utilizou a tribuna e elogiou a participação dos jovens e o nível de discussão dos projetos. “É muito importante o debate e a discussão para o exercício da cidadania. Fico feliz em ver que nossos jovens estão preocupados com o futuro de nossa cidade”, disse.
Também participou da sessão a vereadora Leonora do Postinho (PPS), que entregou os certificados aos vereadores mirins. “Fico honrada de ver os nossos jovens debatendo e discutindo assuntos tão importantes para o bairro e também para a cidade”, afirmou.
O vereador Valdecir Duzzi ressaltou que é importante esse trabalho de politização oferecido pelo projeto. “A participação de vocês na política é muito importante e esse projeto com certeza contribuirá na formação de vocês”, ressaltou.
O projeto
O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.
Assessoria de Comunicação




Publicado por: Assessoria de Comunicação