O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona o Poder Executivo sobre uma possível redução no número de enfermeiros do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.
No documento, o parlamentar afirma receber constantemente reclamações sobre o sistema de saúde pública municipal. Segundo Malheiros, há informações de delimitação da quantidade de enfermeiros quem fazem parte do quadro de funcionários do hospital.
“O direito à saúde é um direito fundamental e ligado a ele estão as condições adequadas de atendimento ao paciente. Por isso os hospitais, além de estarem com o quadro instrumental completo, deverão estar com quadro de funcionários e corpo clínico em perfeito estado de atuação e número suficiente, pois a falta de um destes recursos poderá fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa”, defende Malheiros.
No requerimento, o vereador pergunta se existe de fato uma redução do quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem no Hospital Municipal e, em caso de resposta positiva, quantos cargos estão vagos atualmente e por quais motivos. Pede, ainda, informações sobre a quantidade de profissionais que atuam no hospital e suas escalas de trabalho.
Malheiros questiona também se a quantidade de enfermeiros atuando na UTI é adequada, se existe recomendação do Ministério da Saúde sobre o número ideal de profissionais para atuarem em hospitais em relação ao tamanho populacional da cidade e, finalmente, se existe previsão para a realização de concurso público ou outro meio legal de contratação,
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (21).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação