O vereador Marschelo Meche (PSL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências do Poder Executivo sobre monitoramento de espaços públicos e ocorrências que afetam a segurança da cidade.
No documento, o parlamentar reproduz reportagem de um órgão de imprensa local na qual se noticiou que homicídios, roubos e estupros cresceram no estado de São Paulo em agosto. Segundo dados da secretaria estadual de segurança pública, houve um aumento de 2,6% na quantidade de homicídios na comparação com o ano de 2020.
Meche questiona se a prefeitura de Americana faz acompanhamento periódico das taxas de criminalidade, homicídios, roubos, furtos, latrocínio e estupros registradas neste ano, se a Guarda Municipal de Americana (GAMA) faz monitoramento das regiões onde houve aumento na ocorrência de crimes e quais outras ações são executadas. Pede, ainda, medidas para ampliação do monitoramento de espaços públicos nessas regiões.
O parlamentar destaca que o orçamento da cidade para a Guarda Municipal é bastante expressivo e, portanto, a fiscalização das ações deve estar na agenda do Poder Legislativo. “Recebemos muitas mensagens sobre o crescimento da violência em nossa cidade. As pessoas sentem medo em deixar o carro nas vias públicas ou de serem assaltadas. Dezenas de milhões de reais são gastos para subsidiar nossa guarda municipal, então precisamos sempre buscar a fiscalização e levar ao cidadão informações transparentes sobre as ações que estão sendo tomada para proteção dos espaços públicos”, aponta.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (21), e será enviado à prefeitura de Americana para resposta.
* Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação