O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o programa “Represa de Salto Grande, nosso futuro está aqui”, voltado à conscientização, proteção e recuperação do reservatório de água da cidade. As condições atuais do local, em especial, o despejo constante de poluentes por outros municípios, têm motivado debates sobre o futuro e a importância da reserva hídrica.
Na justificativa, Gualter destaca que o objetivo principal do projeto é incentivar a sociedade civil organizada e os cidadãos a contribuírem para a conscientização ambiental, preservação e despoluição da represa de Salto Grande. O parlamentar menciona a importância do envolvimento da população para ações que farão a diferença para o futuro do reservatório.
Dentre as ações propostas pelo programa estão a criação da semana “Represa de Salto Grande, nosso futuro está aqui”, o incentivo à realização de mutirões ecológicos para despoluição da represa e limpeza da orla e o desenvolvimento de atividades pedagógicas por meio da rede municipal de educação, com o propósito de conscientizar seus participantes sobre a importância da preservação do local.
“Propusemos a realização das ações do programa para a última semana do mês de agosto justamente para coincidir com a comemoração do aniversário de Americana, em 27 de agosto, pois consideramos a represa um dos maiores presentes ambientais da nossa cidade”, frisa o autor.
A proposta estipula que pessoas jurídicas que contribuírem com o incentivo à proteção e recuperação do reservatório recebam um certificado de “Empresa Amiga da Represa de Salto Grande”, como reconhecimento de responsabilidade ambiental e social, permitindo que essas empresas divulguem o serviço prestado ou doação feita com fins promocionais ou publicitários.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação