O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências ao Poder Executivo sobre o programa de castração animal móvel municipal nos bairros de baixa renda.
No documento, o vereador destaca que protetores de animais o procuraram reclamando da interrupção do programa, que é desenvolvido em uma unidade móvel equipada com mesa de cirurgia e aparelhagem para realizar a castração. O serviço é gratuito e, além da cirurgia, conscientiza a população sobre a guarda responsável. Marcos Caetano destaca ainda que o atendimento vem sendo feito apenas no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e que isso tem prejudicado quem não tem como se deslocar para levar os animais.
“Os animais então acabam se multiplicando por toda a cidade, uma vez que muitas famílias não têm também recursos financeiros para contratar a castração. Diante disso, muitas crias são abandonadas nas ruas e passam a ser vítimas de descaso, maus-tratos e atropelamentos”, relata o autor.
No requerimento, Marcos Caetano questiona se o CCZ tem conhecimento da causa da interrupção do programa de castração móvel e qual o motivo. Pergunta também quais as medidas que devem ser adotadas para sanar o problema e se há previsão de retomada do programa. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na próxima sessão ordinária, que ocorre na quinta-feira (18).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação