A vereadora Professora Juliana protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento questionando a possibilidade de reabertura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, localizada na Avenida Cillos. A parlamentar se reuniu nesta semana com o secretário municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, e esse foi um dos assuntos discutidos.
A UPA foi inaugurada em 2015, mas acabou fechada em 2017 por conta de dificuldades financeiras da prefeitura em manter o pleno funcionamento da unidade. Para a vereadora, a abertura da estrutura seria uma importante alternativa de descentralização do atendimento de urgência e emergência e aliviaria a demanda no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.
“O HM tem sido alvo constante de reclamações de demora no atendimento e superlotação e isso poderia ser amenizado se a população tivesse outra alternativa, mas infelizmente a UPA foi fechada há alguns anos. Por isso, iniciamos essa conversa com o secretário Danilo e estamos buscando mais detalhes concretos sobre a possibilidade de reabertura da unidade”, disse a parlamentar.
No requerimento, ela questiona se existe a intenção de reabrir a UPA, qual seria o custo para reativar a estrutura, se são necessárias obras ou compra de equipamentos e a capacidade média de atendimento da unidade.
A vereadora questiona ainda qual seria o custo mensal para compor e manter o quadro de funcionários, se isso seria feito via concurso público ou terceirização e quais os custos estimados para cada tipo de contratação.
“A abertura da UPA São José seria uma excelente medida para descentralizar o atendimento, então queremos saber se existe essa intenção e como está o planejamento para isso. Vamos analisar os dados a serem fornecidos pela Secretaria de Saúde e continuar monitorando essa demanda”, disse a vereadora Professora Juliana.
* Com informações e foto da assessoria da parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação