A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que questiona o cumprimento do PME (Plano Municipal de Educação) no município. Ela se reuniu nesta segunda-feira com o secretário de Educação Vinícius Ghizini para apresentar demandas da pasta e iniciar o diálogo sobre oplano, formalizando os questionamentos por meio do requerimento.
No requerimento de número 900/2021, protocolado nesta terça, a vereadora cita que, após estudo do PME - aprovado em 2014 com metas para a Educação a serem atingidas entre 2015 a 2025 -, identificou questionamentos necessários para verificar como está o cumprimento das metas estipuladas, bem como se houve alguma alteração nessas metas e as justificativas para isso.
“Estivemos com o secretário no início da semana para falar sobre isso e sobre algumas demandas de pais de alunos e profissionais da educação, e após o primeiro diálogo, protocolamos esse requerimento para registrar e formalizar as dúvidas levantadas pelo nosso mandato, a fim de obtermos respostas concretas sobre cada ponto”, explicou Juliana.
Com base no Plano Municipal de Educação, a parlamentar questiona no requerimento qual o planejamento para cumprir determinadas metas do PME, sobretudo as ligadas ao número de crianças por sala, a ampliação do atendimento da demanda por vagas, bem como a inserção de todas as crianças de 4 e 5 anos em unidades escolares.
A vereadora questiona também se houve mudanças em relação à estrutura das unidades escolares, como está o trabalho de formação contínua dos profissionais da rede, se as metas relacionadas à educação ambiental estão sendo cumpridas e pede detalhes sobre o Conselho de Alimentação Escolar, voltado à garantia da qualidade da merenda.
“O Plano Municipal de Educação é muito extenso e reúne metas importantes para um bom atendimento das crianças do município, então é importante saber como está o cumprimento das metas por parte da secretaria de Educação, já que isso reflete diretamente na qualidade do ensino e estamos praticamente na metade do período de vigência do plano”, concluiu Juliana.
* Com informações e foto da assessoria da parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação