Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia realiza primeira reunião de trabalho na Câmara


Visualize fotos

 

A primeira reunião de trabalho do Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, foi realizada na Câmara Municipal de Americana nesta quarta-feira (24). A proposta é estabelecer um canal permanente para o diálogo e reunir pessoas com visão inovadora e empreendedora em busca de soluções para problemas sociais. Idealizador do Fórum, o vereador Silvio Dourado (PL) presidiu o encontro. 

 

Durante o debate, os participantes definiram que as próximas discussões serão norteadas pelo tema “qualificação da mão de obra e integração entre mão de obra e empresas”. Entre os presentes no encontro, diversos representantes do setor educacional voltado à formação profissional, como SESI (Serviço Social da Indústria); Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); Fatec Americana (Faculdade de Tecnologia) e o Centro Paula Souza, além de instituições privadas como o Centro Unisal. 

 

Também estiveram representadas entidades como o Sinditec, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e órgãos públicos como a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Saúde, além de empresas do setor de tecnologia e a vereadora Professora Juliana (PT).

 

Ideias alinhadas

 

Representando o prefeito Chico Sardelli (PV) no evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, afirmou que o Poder Executivo está totalmente alinhado com as ideias do Fórum. Disse também que está em desenvolvimento uma lei municipal de incentivo a empresas de tecnologia e inovação.

 

“Acredito que esse é sim o futuro de todas as cidades. E Americana tem o privilégio de estar geograficamente dentro de um cinturão de tecnologia”, afirmou Barros, se referindo às inúmeras empresas do ramo de tecnologia no eixo compreendido entre as cidades de São Carlos e Campinas, interligadas pela Rodovia Anhanguera.

 

Integração entre instituições

 

Autor do decreto que criou o Fórum, o vereador Silvio Dourado disse que a primeira reunião superou suas expectativas. O parlamentar destacou a integração entre as diversas instituições representadas e comemorou que a discussão do tema tenha despertado a atenção de tantas pessoas.

 

“Tudo é uma cadeia, uma coisa está ligada à outra, daí a importância de se discutir a qualificação e essa integração com as empresas. E de comum acordo definiu-se o tema de qualificação da mão de obra e integração entre mão de obra e empresas para a próxima reunião do fórum”, comentou. “Tenho certeza que vamos construir coisas boas para nossa cidade, para as instituições e para a população”, completou.

 

As próximas reuniões, como deliberado no primeiro encontro, acontecerão a cada dois meses e serão realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 10 horas.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

 

24/11/2021

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação