A vereadora Professora Juliana (PT) realizou na última terça-feira uma roda de conversa com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Niomar Apparecida Mattos Gobbo Amaral Gurgel, no Parque Gramado, sobre violência contra a mulher e relacionamentos abusivos. A iniciativa foi adotada em alusão aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.
Além da vereadora - que já foi professora de sociologia na escola Niomar - participaram da conversa com os estudantes a psicóloga Jéssica Martins e a advogada Talitha Camargo, que apresentaram aspectos técnicos sobre o tema, tendo como norte a cartilha “Namoro Legal”, desenvolvida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para alertar a juventude sobre as características dos relacionamentos abusivos.
De acordo com a vereadora, o objetivo da conversa com os estudantes foi levar a campanha dos 16 Dias e a cartilha do MP até a escola, a fim fomentar a discussão sobre o tema.
“Tenho muita identificação com os jovens das escolas municipais e acredito que é fundamental promover discussões como essa no ambiente escolar, para que as adolescentes e os adolescentes saibam reconhecer comportamentos que possam ser nocivos, se empoderem sobre seus direitos e possam desconstruir, ainda em sua formação, o machismo que permeia as relações pessoais na nossa sociedade”, explicou a vereadora.
A parlamentar mediou o debate e apresentou a programação oficial da campanha dos 16 Dias realizada pela prefeitura, e destacou a importância da participação da psicóloga Jéssica Martins e da advogada Talitha Camargo.
“Convidamos as duas profissionais por conta do amplo conhecimento que possuem nessa área, lidando com vítimas de violência, para que elas pudessem levar essa experiência para os estudantes e pudessem tirar dúvidas que surgissem. Foi um debate muito rico. Agradecemos muito à Diretoria de Ensino e à direção da escola pela parceria e suporte na realização dessa conversa”, disse a vereadora Professora Juliana.
* Com informações e foto da assessoria da parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação