O vereador Marschelo Meche (PSL) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (848/2021) que solicitava informações e providências sobre o agendamento para consultas médicas e outros serviços de saúde através de sistemas eletrônicos. Segundo o Poder Executivo, a previsão é que a implantação do serviço ocorra durante o ano de 2022.
No requerimento, Meche solicitou estudo técnico para implementação e questionou se a prefeitura tinha projeto de sistemas eletrônicos para o agendamento de consultas. Em resposta, o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Carvalho Oliveira, informou que o agendamento para a vacinação contra a Covid-19, desenvolvido pela unidade de Tecnologia da Informação em Saúde, foi o protótipo que permitiu para a equipe o planejamento e a ampliação de serviços eletrônicos.
Ainda no documento, a autoridade municipal de saúde respondeu que a prefeitura realiza um trabalho de acolhimento pela enfermeira da unidade, visando a avaliação dos casos para uma possível priorização no agendamento e que, no momento, não dispõe de aplicativos, serviço telefônico de mensagens (SMS) ou outros para avisar o usurário com antecedência sobre a consulta.
Meche entende que o prazo estabelecido pela prefeitura está de acordo com o esperado e que e a medida vai melhorar o atendimento na rede de saúde. “Embora tardio, já que na rede privada o sistema de agendamento eletrônico funciona há décadas por telefone, a prefeitura dará um passo importante ao colocar essa opção de agendamento pela Internet. E é razoável que seja feito após o teste com o sistema da vacinação, até mesmo superando a forma como a rede privada trabalha. Essa medida facilita o acesso e dá mais transparência, então é nosso dever cobrar para que em 2022 tenhamos essas medidas implementadas em favor da nossa população”, afirma o vereador.
* Com informações e foto da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação