Juninho Dias pede esclarecimentos sobre conduta de empresa de ônibus após greve de trabalhadores


Visualize fotos

O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre o serviço de transporte coletivo municipal. O questionamento foi motivado pela paralisação dos trabalhadores da empresa responsável pelo serviço na cidade, ocorrida na quarta-feira (1).

 

No documento, o parlamentar cita que os funcionários da SOU Americana declararam greve por não receberem a primeira parcela do décimo terceiro salário dentro do prazo legal, que expirou em 30 de novembro. Cita ainda que representantes da categoria tornaram público que a empresa estaria coagindo os trabalhadores a pedirem demissão e, em seguida, serem contratados por uma empresa terceirizada.

 

“Uma passagem cara como a nossa, com um serviço que é sempre pauta de reclamação, merece mais uma vez nossa atenção para tudo que foi advertido por seus funcionários. Temos ciência quanto à ilegalidade da terceirização do serviço concedido a SOU, então buscamos com a prefeitura que medidas urgentes sejam tomadas para que futuramente o cidadão, trabalhador, dependente do transporte, não sofra com a falta dele”, argumentou Juninho Dias.

 

No requerimento, o parlamentar questiona como é feita a fiscalização dos pagamentos pela empresa contratada e se a prefeitura tinha conhecimento do atraso na quitação da primeira parcela do 13º salário dos funcionários. Pergunta ainda quais medidas serão adotadas pelo Poder Executivo diante das denúncias de coação da empresa a seus funcionários para o pedido de demissão e futura contratação por empresa terceirizada. Por fim, questiona se foi cumprida a promessa de ampliação das linhas e horários pela empresa.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário em sessão ordinária.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação