A vereadora Professora Juliana realizou nesta segunda-feira (6) uma vistoria no aterro sanitário instalado na região do pós-Represa, que opera através de contrato com a prefeitura de Americana. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e buscar mais detalhes sobre o funcionamento do aterro para onde os resíduos sólidos do município são destinados.
Durante a visita, a parlamentar percorreu diversos setores do aterro, acompanhada por funcionários da empresa. “Nós fomos até lá para conhecer de perto a estrutura, verificar e entender como o trabalho é realizado, quais são os processos internos e como o lixo chega e é aterrado, entre outros detalhes da operação”, explicou.
De acordo com Juliana, a visita foi feita também com o objetivo de subsidiar os posicionamentos e questionamentos dela frente ao projeto de emenda à Lei Orgânica do Município Nº 2/2020, de autoria do vereador Gualter Amado (Republicanos), que proíbe a destinação de resíduos sólidos de outras cidades a aterros sanitários instalados em Americana.
“Teremos nesta terça-feira (7) uma importante audiência pública para debater esse projeto e os impactos do recebimento de resíduos de outros municípios no aterro, então nossa visita ao local também foi importante no sentido de conhecer detalhadamente o trabalho desenvolvido lá”, disse a vereadora.
Gestão climática
Juliana tem levantado o debate sobre a gestão climática no município – já solicitou a realização de uma audiência pública sobre o tema no início do ano que vem - e disse que a gestão dos resíduos é um dos fatores determinantes para o equilíbrio climático do município.
“Nós defendemos que os resíduos sólidos sejam tratados pelo município de forma responsável, ampliando ao máximo a coleta seletiva e promovendo, com o resíduo que não é reciclável, a geração de energia, por exemplo. Por isso, queremos ampliar esse debate climático na cidade”, concluiu.
* Com informações e foto da assessoria da parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação