Silvio Dourado defende estágio e internato remunerados na área da saúde em Americana


Visualize fotos

 

O vereador Sílvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação ao Poder Executivo de Americana em que defende a apresentação de uma legislação que institua o Programa de Preceptoria e Supervisão em atividades de estágio e internato, exercidas por alunos de instituições de ensino superior públicas e privadas na área da saúde.

 

O vereador tem buscado fomentar diversas parcerias, convênios e acordo de cooperação visando soluções para problemas no município. Neste caso, a construção em conjunto com a secretaria da Saúde, buscando parcerias com instituições de ensino.

 

“Para preparar o município e viabilizar a parceria é necessária a apresentação de uma legislação específica sobre o assunto, legislação esta de iniciativa do Poder Executivo, que autorize um programa de preceptoria em saúde”, explica Dourado.

 

A preceptoria em saúde é uma atividade desenvolvida pelos profissionais de saúde e professores junto aos alunos de graduação nas diversas modalidades de residências (médicas, multiprofissionais e uniprofissionais). O parlamentar explica que o profissional necessita ter competências para servir como elo entre o ensino e o serviço, facilitando o processo de aprendizagem do aluno para formar competências para a prática profissional.

 

“Por estar lidando com a saúde de outras pessoas, muitas vezes até com a manutenção de suas vidas e integridade física, o estudante deve estar acompanhado de médico capaz de avaliar seu desempenho e até mesmo intervir, caso seja necessário, evitando a ocorrência de danos”, acrescenta o vereador.

 

Dourado entende que, para não onerar o município, as entidades privadas com quem seriam celebrados os convênios de estágio em Medicina ficam responsáveis por assumir o custo adicional que se faça necessário. Dessa forma, seria viabilizada a supervisão e a preceptoria.

 

A indicação será incluída em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (9) e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

* Com informações da assessoria do parlamentar

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação