Silvio Dourado sugere estudos para instalação de um parque tecnológico em Americana


Visualize fotos

 

O vereador Sílvio Dourado (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação em que sugere ao Poder Executivo a realização de estudos visando a instalação de um parque tecnológico no município.

 

No documento, o parlamentar explica que os parques tecnológicos são ambientes onde estão instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, mas que têm a tecnologia como ponto focal de seus negócios. “Os parques tecnológicos se baseiam em uma relação de sinergia entre a indústria, as universidades e o poder público. Nesse sentido, a participação das instituições de ensino e pesquisa é fundamental para a transferência de conhecimento para a iniciativa privada, o que permite o surgimento de novas tecnologias, refletindo em melhorias para a sociedade”, defende.

 

Dourado destaca que entre os objetivos da instalação de um parque tecnológico estão a integração entre as empresas da região, o reconhecimento da população e do mercado e o desenvolvimento de um ambiente propício para a criação de novas ideias. Essas estruturas, segundo o autor, impactam positivamente no desenvolvimento econômico regional, na geração de novas patentes e na abertura de novas empresas e vagas de trabalho, tanto para recém-graduados quanto para profissionais qualificados.

 

“Para se ter uma ideia do potencial que os parques tecnológicos têm para o desenvolvimento econômico e social da região em que estão instalados, as mais de 2000 empresas de tecnologia presentes no Vale do Silício, o mais famoso parque tecnológico do mundo, contratam em média mais de 30 funcionários por dia. Existem outros benefícios menos tangíveis e que merecem igual destaque. Entre eles, o aumento da competitividade regional e a atração e retenção de profissionais qualificados”, conclui o vereador.

 

A indicação foi incluída na pauta da sessão ordinária de quinta-feira (9) e será encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação