A vereadora Nathália Camargo (Avante) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo ao Poder Executivo informações sobre evasão escolar no município e solicitando ações para redução do problema.
De acordo com a parlamentar, a evasão escolar sempre foi uma preocupação nas administrações públicas, mas sua gravidade aumentou por conta da pandemia de Covid-19. “Após quase dois anos, e com a volta gradual das aulas, é preciso pensar formas de trazer de volta para a escola esses alunos e recuperar o aprendizado que ficou prejudicado por falta de acesso”, comenta.
Nathália menciona matéria publicada na imprensa informando que cerca de 244 mil crianças deixaram a escola este ano no Brasil – alta de 171% em comparação a 2019. “Na mesma matéria, o jornalista apresenta uma ação proposta pelo governo de Goiás que gerou resultado positivo na redução da evasão escolar. Fundamentada em ciência comportamental, a administração passou a encaminhar mensagens de texto nos celulares dos alunos. São mensagens simples, mas que ativam mecanismos de motivação, alteram modelos mentais, atenção, autoestima e o autocontrole, fazendo com que o aluno se sinta estimulado a estudar”, acrescenta.
No requerimento, a vereadora pergunta os índices de evasão escolar no município nos anos de 2019 a 2021, se a prefeitura mantém ações visando a redução da evasão – em caso positivo, pede que sejam informadas quais – e questiona se o Poder Executivo considera viável o envio de mensagens de texto aos alunos da rede pública, nos moldes da iniciativa adotada em Goiás.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação