O vereador Marcos Caetano (PL) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre o atendimento preferencial de gestantes, mães com criança de colo, idosos e deficientes nas unidades de saúde do município para a aplicação da vacina contra a Covid-19.
No documento, o parlamentar relata ter recebido queixas de pessoas sobre desrespeito ao atendimento preferencial nas unidades básicas de saúde enquanto esperam pela imunização contra o coronavírus. Destaca ainda que não há separação nas filas de aplicação da vacina e que em visitas a algumas unidades observou que na maioria dos locais esses grupos permanecem em pé no meio de um aglomerado de pessoas.
“Tenho recebido inúmeras queixas quanto o atendimento preferencial de gestantes, mães com criança de colo, idosos e deficientes nos espaços públicos, na espera da vacinação da Covid-19. Fui informado que não há separação entre filas no momento das anotações na caderneta de vacinação e da aplicação. É preciso instituir uma sistemática no atendimento para estas pessoas que possuem por lei o direito de prioridade”, afirmou o autor.
No requerimento, Marcos Caetano questiona se todas as unidades de saúde do município estão dando prioridade de atendimento a idosos, deficientes, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo. Pergunta também quais providências já foram tomadas para sanar os problemas e cita que reclamações de usuários não atendidos na ordem de preferência continuam chegando ao seu gabinete.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na primeira sessão ordinária de 2022, que será realizada no dia 20 de janeiro.
*Com informações da assessoria do parlamentar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação