Professora Juliana sugere ao prefeito programa de inclusão digital de jovens com concessão de bolsa e formação na área da tecnologia


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a prefeitura implante no município o programa “Juventude Conectada”, voltado à inclusão digital e introdução de jovens na área da tecnologia da informação. Também nesta quarta, a parlamentar apresentou a ideia ao prefeito Chico Sardelli em reunião.

 

De acordo com Juliana, o programa foi implantado em Campinas em 2014 e prevê a formação e atuação de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania, desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros. O projeto prepara o jovem para atender ao público, para o exercício da cidadania e o acesso ao mercado de trabalho, democratizando o acesso à internet com a realização de oficinas e acesso livre à internet.

 

Segundo a parlamentar, o programa seria uma alternativa de aproximação da juventude ao mundo da tecnologia da informação, área em notório crescimento na região e no Brasil. O projeto ajudaria a reforçar o quadro de atendimento ao público em setores da prefeitura e ainda reforçaria o orçamento dos participantes do programa por meio de uma bolsa que seria concedida pelo Executivo.

 

“Temos uma quantidade enorme de jovens que saíram do Ensino Médio, não conseguem pagar faculdade e também não conseguem emprego porque falta capacitação. A ideia é que esses jovens possam se aproximar dessa área da tecnologia, prestem esse serviço ao município ajudando no atendimento da população que não tem familiaridade com computador e, ao mesmo tempo, recebam uma formação introdutória na área”, explicou a vereadora.

 

Juliana visitou a sede do Juventude Conectada em Campinas na terça-feira para conhecer o trabalho desenvolvido no município, onde há jovens participantes do programa atuando em diversas secretarias municipais. A parlamentar foi recebida pelo coordenador de políticas para a juventude da Prefeitura de Campinas, Felipe Gonçalves, que explicou o funcionamento do projeto.

 

Após a visita, a parlamentar protocolou a indicação registrando a sugestão e também se reuniu, nesta quarta-feira, com o prefeito Chico Sardelli e o secretário adjunto de Negócios Jurídicos Hugo Troly, para apresentar o projeto.

 

“O prefeito se mostrou interessado e disposto a dar andamento na discussão do projeto. O próximo passo agora será apresentar a iniciativa para os representantes das secretarias de Governo, Desenvolvimento, Assistência Social, Fazenda e Educação para estudarmos maneiras de fazer o Juventude Conectada acontecer em Americana”, concluiu Juliana.

 

* Com informações da assessoria da parlamentar e foto da Unidade de Imprensa da prefeitura de Americana

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação