Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia propõe entender demanda das empresas para direcionar formação de novos profissionais


Visualize fotos

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (26)a segunda reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). Realizado no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, o encontro teve como tema central a qualificação de mão de obra e a sua integração com as empresas.

 

A questão foi levantada pelo professor Claudio Denardi Junior, do Colégio Politec, que discursou sobre a necessidade de formar mão de obra com base na real necessidade do se torna região. Em sua exposição, ele apresentou um modelo de questionário a ser enviado às empresas de tecnologia e inovação para que se possa entender detalhadamente o que se espera dos novos profissionais da área.

 

“O objetivo principal é construirmos a nossa pauta e também a nossa sugestão para a qualificação da mão de obra”, afirmou Denardi, que entende que o mapeamento do que as empresas de fato precisam é o caminho a ser seguido.

 

A ideia foi aprovada pelo grupo de discussão e sua importância foi reforçada nas palavras do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros, que apresentou números de um levantamento recente: 52% das vagas de trabalho disponíveis na região estão em Americana. O número positivo, contudo, contrasta com a dificuldade de preencher todas as vagas com mão de obra capacitada.

 

“Essa foi uma verdade principalmente no segundo semestre do ano passado e continua. Quando foi feita essa matéria estávamos com 500 vagas no PAT na semana e, para ter uma ideia de como isso evoluiu, em fevereiro do ano passado, a média de vagas no PAT por semana era de 50 ou 60. Nesta semana, são 680. Esse é o cenário”, destacou Rafael.

 

Para o vereador Silvio Dourado, que presidiu a reunião, os resultados da aproximação proporcionada pelo fórum entre poder público, empresas, entidades de classe e instituições de ensino já são nítidos em função do comprometimento de todas as partes com os assuntos debatidos.

 

“Será ouvindo os envolvidos que conseguiremos encontrar as soluções dos problemas em comum e, de forma impar, estamos construindo o diálogo no fórum para buscar as soluções da pauta que foi apresentada na outra reunião”, afirmou Dourado.

 

Participaram ainda da segunda reunião do fórum os vereadores Gualter Amado (Republicanos), Pastor Miguel (Republicanos) e Professora Juliana (PT), além de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Educação; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; e de universidades e faculdades.A terceira reunião de trabalho está prevista para o mês de março e dará sequência ao debate sobre a qualificação da mão de obra.

 

O fórum

 

De acordo com o projeto, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia na Câmara Municipal terá como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

 

O fórum deverá também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação