Professora Juliana sugere formação de comitê para acompanhar situação do Zincão


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação sugerindo que a prefeitura forme um comitê intersetorial para acompanhar o andamento e buscar soluções para o conflito fundiário da Comunidade do Zincão, ocupação de moradia localizada na região do Parque da Liberdade.

 

De acordo com a parlamentar, o objetivo do comitê seria envolver diversas secretarias, representantes das famílias e outros órgãos na elaboração de um plano de trabalho para solucionar os impasses envolvendo a ocupação, onde vivem 189 famílias em barracos de madeira, sem acesso a saneamento e outros direitos fundamentais.

 

“A situação no Zincão se arrasta há anos e, segundo dados da própria secretaria de Habitação, a ocupação está aumentando. Então é preciso que a Administração se debruce sobre esse caso para encontrar a melhor solução possível para as famílias, garantindo a elas o direito a uma moradia digna, com saneamento, acesso a saúde, educação e lazer”, disse a vereadora.

 

Juliana cita na indicação um ofício enviado pela Administração em resposta a um requerimento de sua autoria, em que a prefeitura diz ter “extrema preocupação” com as condições precárias enfrentadas pelas famílias e aponta que a solução necessita de um trabalho coletivo.

 

“A formação desse comitê, de maneira oficial, é o primeiro passo para que exista um plano de trabalho bem elaborado, com prazos, previsões e metas. E é fundamental que as famílias participem desse processo”, disse a vereadora.

 

Na indicação, ela sugere que participem do comitê, além dos moradores, representantes das secretarias de Habitação, Planejamento, Saúde, Ação Social e Educação, e demais órgãos que a Administração julgar necessários.

 

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária desta quinta-feira (3) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação