A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na sexta-feira (4) na secretaria da Câmara de Americana uma indicação na qual sugere ao Poder Executivo que estude a possibilidade de implantação de um aplicativo municipal de transporte de passageiros por motoristas, como alternativa de geração de renda e praticidade para a população.
Segundo a parlamentar, a indicação é baseada em iniciativa adotada no município de Araraquara, onde há cerca de um mês a prefeitura, em parceria com a cooperativa de motoristas local, criou e implantou o aplicativo “Bibi Mob”, que funciona de maneira semelhante a aplicativos como Uber e 99, mas faz um repasse consideravelmente maior para os motoristas.
De acordo com Juliana, com o aplicativo os motoristas recebem 95% do valor das corridas realizadas e 5% é direcionado à cooperativa, que faz a manutenção do sistema. Nos aplicativos convencionais, o repasse aos motoristas fica na casa dos 60%, o que gera problemas de cancelamentos e deixa o valor das corridas mais caro. Em um mês, duzentos motoristas aderiram ao aplicativo e 7.500 passageiros estão utilizando o serviço, segundo dados da prefeitura de Araraquara.
“Americana sofre há anos com o transporte público precário, então muitas pessoas já estão recorrendo ao Uber como alternativa para não se atrasar para seus compromissos. A ideia é que o aplicativo absorva os motoristas que já trabalham nos aplicativos convencionais e até taxistas, possibilitando a eles uma renda muito maior. E para a população também é interessante, já que o transporte público não funciona e, com taxas menores, o valor da corrida tende a ficar mais baixo também”, disse a vereadora.
A indicação será relacionada na pauta da sessão da próxima quinta-feira (10) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação