O vereador Léo da Padaria (PV) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo a respeito da falta do medicamento Noripurum EV 100mg/5ml na rede municipal de saúde.
No requerimento, o parlamentar relata ter sido procurado por pessoas que relataram a falta de medicamentos essenciais na rede pública, principalmente aqueles utilizados na realização do procedimento de diálise, como é o caso do Noripurum. Segundo Léo, há relatos de que pessoas não conseguem o medicamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e acabam tendo de comprá-lo com recursos próprios para manter o tratamento.
“É fato que muitas famílias dependem do fornecimento da rede pública de saúde para adquirirem medicamentos e assim ter a dignidade de realizar o tratamento adequado. Ocorre que com a falta os sintomas podem se agravar para essas pessoas. Sem contar que muitos não têm recursos para comprar o remédio”, comenta o autor
No requerimento, Léo questiona se a falta do medicamento na rede de fato procede, quais os motivos que levaram a essa situação e em quais períodos isso ocorreu nos anos de 2020 e 2021. Pergunta também quando será normalizada a situação e se os usuários do SUS são orientados a adquirir o medicamento por conta própria. Questiona ainda a quantidade de medicamento recebida e distribuída de janeiro de 2021 a janeiro de 2022 e se a responsabilidade pela distribuição à cidade é do governo estadual ou federal.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária marcada para esta quinta-feira (dia 10).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação