Zoppi e Leal propõem instalação de divisórias nos bancos


Os vereadores Celso Zoppi e Adelino Leal (ambos do PT) protocolaram nesta terça-feira (06) projeto de lei em que tornam obrigatória a instalação, por parte dos bancos localizados em Americana, de divisórias para separação dos clientes em atendimento nos caixas daqueles que aguardam o atendimento. O objetivo, segundo os autores, é oferecer mais segurança a quem utiliza serviços bancários, impedindo que outras pessoas vejam quantias em dinheiro que os clientes portam ou ainda quais transações bancárias foram realizadas.
“O sigilo nas transações bancárias deve ser protegido pelas mais diversas formas, de modo a evitar que o cliente seja vítima de assaltos. São inúmeros os assaltos ocorridos nas imediações bancárias ou até mesmo na porta do banco, e isso ocorre muitas vezes porque o assaltante esteve acompanhando a transação do cliente desde dentro da agência, tendo conhecimento dos saques realizados. Independente do valor, seja alto ou baixo, o cliente deve ser protegido e esta situação impedida”, afirmam na justificativa do projeto.
As divisórias, segundo a proposta, deverão ser instaladas em toda a extensão da área dos caixas, impedindo a visão do atendimento prestado ao cliente. “As pessoas que se encontram dentro do banco, sejam clientes ou passantes, podem visualizar a transação bancária e saber que o correntista porta valores. Com isso, caso haja pessoas mal intencionadas dentro da agência, estas podem seguir o cliente no momento em que sai da agência para assaltá-lo”, acrescentam os parlamentares.
O projeto prevê ainda multa de R$ 1 mil mais multa diária de R$ 100 nos casos de descumprimento da lei. A propositura será encaminhada às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutida e votada pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação