Thiago Brochi discute ações do Movimento Roxo para inclusão de pessoas com epilepsia na sociedade


Visualize fotos

O vereador Thiago Brochi (PSDB) reuniu-se nesta sexta-feira (18) com a presidente da Federação Brasileira de Epilepsia (EpiBrasil), Veviane Spergue, para conversar a respeito da campanha Movimento Roxo. O parlamentar é autor da lei que instituiu no calendário oficial do município o mês Março Roxo, dedicado à defesa dos direitos da pessoa com epilepsia - alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, caracterizada por crises recorrentes que duram entre segundos ou até alguns minutos.

 

“Em 2019 aprovamos a lei e desde então são discutidas ideias e implantadas ações em prol dessa importante causa no município”, destacou Brochi. A lei em vigor prevê ações educativas, de reflexão, de avaliação e de melhoria, visando eliminar dificuldades e favorecer a inclusão das pessoas com epilepsia na sociedade.

 

O objetivo é difundir o acesso ao serviço de saúde, a inclusão em escolas e no mercado de trabalho. “É um mês todo dedicado a essa causa que batalhamos. Pra trazer um pouco mais de conforto e dignidade às pessoas que sofrem com a doença. São quase quatro milhões de pessoas no Brasil”, citou Veviane.

 

O Dia Mundial da Conscientização sobre a Epilepsia é comemorado em 26 março, conhecido como Purple Day (Dia Roxo). Dentro das ações do mês, a tribuna livre da Câmara Municipal deverá ser utilizada pelo médico neurologista Li Li Min, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, considerado embaixador da epilepsia em nível internacional. Já no dia 29 de março, serão promovidas ações em frente ao Jardim Botânico de Americana, incluindo o uso de camisetas, broches e máscaras específicos do movimento.

 

Saiba mais

 

Veviane Spergue faz parte do MAPE (Movimento de Apoio às Pessoas com Epilepsia) – Americana. Através do site www.movimentoroxo.com.br é possível saber mais informações a respeito do assunto e receber materiais informativos.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação