O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações ao Poder Executivo sobre unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal e pediátrica no município.
No documento, o parlamentar lembra que essas unidades de tratamento foram criadas para salvar crianças em risco iminente e destaca que o desenvolvimento da ciência médica, com procedimentos complexos e uso de tecnologias modernas, tem conseguido salvar e prolongar a vida dos pacientes.
“Essas unidades exigem de toda a equipe um preparo que sustente a complexidade das atividades. O conhecimento científico e a habilidade técnica são características essenciais para o rigoroso controle das funções vitais na tentativa de reduzir a mortalidade e garantir a sobrevivência dos recém-nascidos e das crianças em risco de morte”, comenta o autor.
No requerimento, Malheiros questiona se existem unidades neonatais e pediátricas no município e quantos profissionais especializados estão disponíveis para atender casos desta natureza. Em caso negativo, pergunta para onde e como são encaminhadas as crianças que necessitam de tratamento intensivo e questiona quantas foram atendidas ou necessitaram de UTI nos últimos doze meses.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária desta quarta-feira (23).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação