Meche pede informações sobre controle de substâncias radioativas na água distribuída pelo DAE


Visualize fotos

O vereador Marschelo Meche protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências do Poder Executivo sobre a qualidade da água distribuída pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana.

 

No documento, o parlamentar menciona reportagem publicada em órgão da imprensa local na qual se aponta que moradores do município recebem, em suas torneiras, água imprópria para o consumo, com substâncias químicas e radioativas que podem oferecer riscos à saúde.

 

De acordo com a reportagem, em Americana, a substância encontrada acima do limite preconizado pelo Ministério da Saúde foi o Rádio-228, utilizado como fonte de radiação em radiografias de metais e combinada com outros metais para pesquisa e calibração de instrumentos de radiação.

 

Meche pede providências e informações sobre checagem dos dados divulgados pela reportagem, quais são os indicadores de Rádio-228 detectados pelo DAE, quando foi feito o último exame da água e se esses indicadores estão dentro dos parâmetros oficiais.

 

O parlamentar explica que o objetivo do requerimento é fiscalizar as ações da prefeitura para controle da qualidade da água e dar transparência à população sobre as informações divulgadas pela reportagem. “Precisamos exigir as providências cabíveis da prefeitura, porque a distribuição de água é de responsabilidade exclusiva do poder público municipal. O mais emergencial é a divulgação dos indicadores dos exames feitos pelo DAE para que possamos ter garantias sobre o controle de qualidade em relação às substâncias tóxicas apontadas na notícia”, frisa o autor.  

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (10).

 

*Com informações da assessoria do vereador




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação