Professora Juliana pede informações sobre abordagens e formação de guardas municipais


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana dois requerimentos pedindo informações sobre a atuação da Gama (Guarda Municipal de Americana) e em relação a uma detenção específica realizada na noite de segunda-feira (7) no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi.

 

Em um dos requerimentos, a parlamentar cita que foi procurada na terça-feira (8) por familiares de um homem de 35 anos, morador da Cidade Jardim, que foi detido pela guarda municipal na noite de segunda no Hospital Municipal após uma discussão por conta da demora no atendimento na unidade.

 

Segundo relatos feitos à vereadora pela família, que gravou a prisão e publicou nas redes sociais, a Gama teria agido com truculência e excesso de força, utilizando um golpe conhecido como “mata-leão”, violando direitos do homem abordado.

 

Diante da denúncia recebida, nesta terça-feira (8), a parlamentar se reuniu com o comandante da corporação, Marco Aurélio, para buscar informações preliminares e, então, elaborou o requerimento para solicitar as informações de maneira formal.

 

Juliana pergunta quais foram os procedimentos adotados pela guarda e quantos patrulheiros atuaram no caso, se o efetivo é comum para esse tipo de ocorrência e se haverá algum procedimento de apuração interna do caso. Solicita, ainda, cópia na íntegra do boletim de ocorrência.

 

“Esse caso teve bastante repercussão na imprensa e, como fomos procuradas pela família, estamos buscando mais detalhes para entender melhor o que ocorreu, já que existe essa denúncia”, afirmou a vereadora.

 

Além de questionar sobre o caso específico, a parlamentar também protocolou um requerimento solicitando outras informações em relação a procedimentos da guarda, bem como atividades de formação dos patrulheiros.

 

Juliana pergunta o número de patrulheiros em serviço, se há déficit de profissionais e previsão de reposição por meio de concurso e também se existe e como funciona a ouvidoria da corporação - canal onde a população poderia enviar reclamações, denúncias, elogios e sugestões.

 

A autora pergunta especificamente sobre a atuação da guarda em chamados envolvendo usuários dos serviços de saúde no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tabaldi, solicitando estatísticas e também detalhes sobre qual é o procedimento de abordagem nesses casos. A parlamentar questiona ainda se há algum tipo de treinamento específico para abordagem da população em espaços públicos como o hospital e outras repartições.

 

Finalmente, Juliana apresenta questionamentos em relação à formação dos patrulheiros e atividades realizadas nos últimos anos e pergunta se existe um trabalho de educação permanente em direitos humanos para preparar o efetivo para lidar com diferentes grupos sociais.

 

“Queremos saber o que é feito para prevenir situações de abuso de força policial e outras violações de direito, por isso pedimos quantitativo de registros que chegam na ouvidoria e as ações de formação voltadas aos guardas municipais. São questionamentos importantes para sabermos o cenário da formação dos patrulheiros, que fazem um trabalho relevante para a segurança pública da nossa cidade e precisam de aperfeiçoamento constante para oferecer o melhor serviço possível para a população”, afirmou Professora Juliana.

 

Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores na sessão desta quinta-feira (10).

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação