O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre substâncias nocivas à saúde presentes na água tratada pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) e detectadas em níveis elevados na cidade.
No documento, o parlamentar menciona a publicação de relatório da organização não-governamental Repórter Brasil, intitulado “Mapa da Água”, que demonstra as condições da água tratada fornecida à população de diversos municípios brasileiros. Os dados foram interpretados de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, dividindo as substâncias em dois grupos de periculosidade.
“No caso de Americana, verificou-se a substância Rádio-228, classificada como cancerígena para o ser humano pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), órgão da Organização Mundial da Saúde. Segundo a organização, a substância pode pertencer à composição de produto utilizado para a desinfecção da água captada, gerando o resíduo após o processo de tratamento“, destaca Dr. Daniel.
No requerimento, o autor questiona em quais amostras foram registradas a presença de Rádio-228 e se, na época, o DAE comunicou os consumidores por meio de relatório anual, como prevê a legislação. Pergunta também onde são coletadas as amostras da água tratada e realizados os testes laboratoriais. Por fim, questiona se os produtos utilizados no tratamento da água possuem a substância na composição e, em caso negativo, qual deve ser a procedência dela.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em sessão ordinária.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação