A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma indicação na qual sugere ao Poder Executivo a formação de um comitê de enfrentamento da emergência climática no município. No protocolo, a vereadora anexou ao documento o relatório da audiência pública sobre o tema realizada em fevereiro no Legislativo.
De acordo com a parlamentar, a necessidade da formação do comitê foi um dos principais apontamentos levantados na audiência pública realizada em fevereiro, que reuniu autoridades e pesquisadores para debater o tema na Câmara após solicitação da vereadora.
Na audiência, representantes da secretaria municipal de Meio Ambiente apresentaram dados que apontam que a emergência climática já tem efeitos visíveis na cidade e a previsão de efeitos preocupantes, como o aumento de cinco graus na temperatura média nos próximos anos, o aumento na incidência de temporais e nos períodos de estiagem, entre outros. Todos esses dados foram relacionados pela vereadora no relatório da audiência anexado à indicação.
Para Professora Juliana, a audiência sobre o enfrentamento da emergência climática em Americana revelou a necessidade de se instalar no município, com urgência, um comitê intersetorial do clima, visando a elaboração de um plano municipal de enfrentamento da emergência climática.
"Várias cidades já estão trabalhando esse tema em âmbito municipal, como Piracicaba, por exemplo, então é hora de Americana também estabelecer um trabalho focado nesse enfrentamento. Precisamos medir a emissão dos gases do efeito estufa, identificar que atividades são as mais prejudiciais para nosso clima, buscar soluções para a gestão dos resíduos, dos recursos hídricos, e tudo isso precisa caminhar simultaneamente em um comitê", avalia Juliana.
A indicação, com o relatório anexo, será relacionada na pauta da sessão desta quinta-feira (10) e encaminhada à prefeitura para análise e atendimento.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação