A vereadora Professora Juliana (PT) participou na manhã de sábado (12) da Plenária Ampliada de Saúde Mental promovida pela secretaria municipal de Saúde de Americana de maneira virtual. No evento, a parlamentar encaminhou uma proposta a ser estudada pela pasta: a capacitação da rede de atendimento de saúde mental para identificação e acompanhamento de mulheres vítimas de violência.
A plenária teve o objetivo de debater a conjuntura atual da atenção ao cuidado e condições sociais, econômicas e políticas públicas de saúde mental no município, propondo diretrizes que sejam apreciadas e votadas nas conferências de saúde mental que acontecerão nas esferas municipal, estadual e federal.
“Nosso mandato participou dessa plenária em âmbito municipal e também já garantimos nossa presença na etapa regional, que vai tratar do tema envolvendo toda a região de Campinas, e na etapa estadual, ambas virtuais, sempre com objetivo de defender os interesses da população de Americana nesses espaços”, explicou a vereadora.
O tema central do encontro municipal foi “Política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, com o eixo principal “O SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos”.
Nas exposições, a vereadora defendeu que a rede de atendimento de saúde mental do município receba capacitação específica para identificar e atender mulheres em situação de violência.
“Essa proposta que nós construímos e apresentamos na plenária vem ao encontro de dois requerimentos do nosso mandato aprovados na Câmara: o que busca informações sobre os serviços de saúde mental, de janeiro, e o que busca informações sobre os serviços de saúde da mulher, aprovado neste mês de março. Essa capacitação será muito importante para que as mulheres recebam o melhor atendimento possível”, disse a vereadora Professora Juliana.
* Com informações da assessoria da parlametnar
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação