Em resposta a requerimento de Meche, prefeitura informa previsão para contratar médicos para área de saúde mental


Visualize fotos

 

 

O vereador Marschelo Meche (sem partido) recebeu ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento de sua autoria (nº 46/2022) que pedia informações sobre políticas para saúde mental e execução da Lei Municipal nº 6.201. No documento, o Poder Executivo informou que há atualmente, ao todo, quatro psicólogos e dois psiquiatras atuando nos centros de atenção psicossocial (CAPS) do município e que existe a previsão para contratação de mais profissionais.

 

No requerimento, Meche questionou se a prefeitura de Americana executou ações pertinentes ao “Janeiro Branco”, se há previsão de execução de ações de conscientização sobre saúde mental ao longo de 2022, quantos psicólogos e psiquiatras fazem atendimento nas unidades de saúde de Americana e se há previsão para contratação de médicos e demais profissionais voltados à saúde mental na cidade.

 

Em ofício encaminhado ao vereador, a prefeitura, por meio da secretaria municipal de Saúde, informou que o CAPS Álcool e Drogas promoveu durante o mês de janeiro ações internas sobre a temática ao público atendido na unidade, além de seus familiares e acompanhantes, com orientação e distribuição de folhetos.

 

O CAPS também confeccionou painel com textos elaborados pelos próprios usuários, relativo à temática. Sobre atividade externa com abordagem, devido ao prosseguimento da pandemia do Covid-19 se considerou prudente não efetuar.

 

Ainda no ofício, a secretaria de Saúde informou que há um psicólogo no CAPS Álcool e Drogas e outros três no CAPS Adulto. Em cada um deles há um psiquiatra e há previsão para contratação de médicos e demais profissionais voltados à saúde mental na cidade de Americana. O vereador explicou a importância de manter vigilância sobre o assunto.

 

“Nós temos que acompanhar as políticas públicas voltadas à saúde mental, e os CAPS são um dos equipamentos de saúde mais importantes nessa questão. A falta de médicos e medicamentos para esse setor é um apontamento constante, então a fiscalização nesse setor precisa ser rigorosa. Continuarei monitorando e farei mais cobranças por providências”, alertou Meche.

 

*Com informações da assessoria do vereador

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação