Dr. Daniel questiona condições dos poços artesianos da cidade


Visualize fotos

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana uma série de requerimentos em que pede informações do Poder Executivo sobre as condições de dezenove poços artesianos do município.

 

Nos documentos, o parlamentar cita ter sido procurado por moradores que questionaram sobre a situação dos poços artesianos localizados em diversos bairros do município. “Em visita a esses locais, observamos a precariedade em que se encontram, apesar de estarem abertos ao público e em funcionamento”, comenta Dr. Daniel.

 

O autor destaca que aportaria de consolidação nº 5, antiga Resolução SS65, menciona que toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema e/ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

 

“Entende-se que todo contato de água com pessoas para consumo, lembrando que consumo não se restringe apenas a ingestão e sim qualquer tipo de higiene, também se inclui a recreação como piscinas, deve ser analisada periodicamente e adequada aos índices de qualidade exigidos pela legislação”, frisa o vereador.

 

Nos requerimentos, Dr. Daniel questiona se a prefeitura e o Departamento de Água e Esgoto (DAE) têm conhecimento sobre a real situação dos poços artesianos e quanto tempo faz que os locais não recebem reformas ou manutenções. Pergunta também seexiste cronograma de manutenção dos locais, com qual periodicidade é feita e qual a empresa responsável pela coleta e análise da qualidade da água. Por fim, questiona ainda se a Vigilância Sanitária fiscaliza in loco e periodicamente os poços.

 

Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (17).




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação