A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (16) no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo a terceira reunião do Fórum Permanente da Saúde, instituído pelo Decreto Legislativo nº 960/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O encontro teve como tema principal o projeto “Saúde na Escola”, desenvolvido há dez anos em Nova Odessa e que agora será implantado em Americana. Foram debatidas também medidas para ampliar a adesão à vacinação infantil contra a Covid-19 nas escolas da rede municipal de ensino.
A reunião foi aberta com uma exposição das professoras da Faculdade de Americana (FAM), Dra. Glenys Mabel Caballero e Joseane Almeida Santos Nobre, a respeito do projeto “Saúde na Escola”, que tem foco na saúde e educação nutricional e dirigida a alunos e pais. Em Nova Odessa, o programa é realizado desde 2010 e se manteve ativo mesmo em meio à pandemia de Covid-19.
“Tivemos grandes conquistas até aqui. Primeiro a participação de professores, diretores, pais, o que faz com que de fato fazem com que todo o trabalho que realizamos com as crianças acabem se concretizando, inclusive dentro de casa. Outra é a proposta de cardápios que atendam às necessidades de cada faixa etária e cardápios especiais para portadores de algumas doenças. A criança enxerga o alimento de uma forma diferente, aprende a se alimentar melhor e acaba até sendo o professor de educação nutricional em casa”, destacou a professora Mabel.
“A primeira etapa em Americana será logo em abril, quando vamos mapear o estado nutricional dessas crianças. A partir daí a gente começa a ter os primeiros resultados e fazer ações pontuais. Acredito que em seis meses ou até um ano nós já tenhamos ações mais evidenciadas dentro das escolas. Ou seja, que as famílias já pudessem repassar que as crianças receberam essas ações de educação nutricional”, analisou Joseane.
Baixa adesão à vacinação contra Covid-19
A imunização de crianças da faixa etária entre cinco e doze anos também foi tratada na reunião. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Danilo Oliveira, atualmente a cidade contabiliza 39% de crianças atendidas com a primeira dose da vacina, número muito abaixo do registrado em todo o estado de São Paulo e também aquém do desempenho obtido com a vacinação de adultos no município.
“Infelizmente, os números estão aquém do esperado. Pensando nesta perspectiva, nós estamos levando a vacinação para as escolas, esperando que com essa ação consigamos ampliar a adesão dos pais à vacinação infantil em Americana. Iniciaremos pelas escolas municipais e vamos avaliar o impacto, mas com a perspectiva de ampliar inclusive para as particulares”, afirmou.
Avanço nas soluções de problemas comuns
Autor do decreto que instituiu o Fórum na Câmara, o vereador Silvio Dourado avaliou positivamente o resultado da reunião e disse que já está claro que é possível encontrar soluções para problemas em comum que afetam a sociedade. O parlamentar citou o projeto “Saúde na Escola” como exemplo e destacou o fato de o programa estar em fase de implantação em Americana. Segundo Dourado, a informação da secretaria municipal de Educação é que o processo está em fase de formalização.
“Quem ganha com isso é nossa cidade, a saúde das nossas crianças e o entendimento dos pais que precisam compreender o papel deles na instrução dos filhos. Muitas vezes não entendemos que é preciso fazer uma prevenção, todo um trabalho de conscientização sobre a alimentação”, destacou Dourado.
O Fórum
O Fórum Permanente da Saúde tem como objetivo reunir informações, promover debates e realizar estudos a respeito da situação da saúde em Americana e elaborar, discutir e propor iniciativas legislativas ao setor, identificando problemas e traçando sugestões de planos de ação ao Poder Executivo.
Participam representantes da Câmara Municipal, secretaria municipal de Saúde, Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Conselho Municipal de Saúde de Americana, Associação Paulista de Medicina, hospitais particulares e planos de saúde, universidades e convidados.
Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: http://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumPermanentedaSaude.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação