O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações do Poder Executivo sobre a terceirização dos atendimentos médicos nas unidades básicas de saúde do município.
No documento, o parlamentar afirma ter recebido informações sobre processo de terceirização do atendimento médico nas unidades básicas de saúde do município e que a empresa Hygea Gestão & Saúde Ltda. estaria realizando a contratação de profissionais para atuarem nos postos.
“Americana possui um histórico de fatos relacionados a médicos concursados que não cumprem corretamente com suas obrigações contratuais. Desde o início do mandato tenho feito apontamentos sobre irregularidades no registro ponto desses médicos. Ao invés de a administração adotar medidas para coibir tais práticas, cria situações para regularizar o irregular”, frisa Dr. Daniel.
O autor destaca que procurou pelos contratos celebrados entre a prefeitura e a Fundação de Saúde de Americana (Fusame) com a Hygea Gestão & Saúde e explica que, em razão da indisponibilidade de documentos nos portais da transparência da autarquia e do município, não conseguiu acesso às condições pactuadas.
No requerimento, Dr. Daniel questiona quantos contratos celebrados entre o município e a empresa se encontram vigentes e quantos médicos estão em atividades nas unidades básicas de saúde fornecidos pela Hygea. Pergunta também quantos profissionais foram solicitados pela administração e se encontram em processo de contratação para atuar nas unidades básicas de saúde. Por fim, questiona para onde serão alocados os atuais médicos concursados que serão substituídos pelos terceirizados.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores na sessão ordinária de quinta-feira (7).
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação